sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Sensor para smartphone detecta a presença de câncer
Talvez você já tenha ouvido falar que cães podem ser treinados para detectar câncer. Vários tipos de tumores produzem resíduos alcalinos, que os cães, com sua capacidade de discriminar odores, podem identificar. É desta mesma forma que funciona a tecnologia NaNose, desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia Israelense Technion. Ao identificar o odor emitido pelas células cancerosas, o sistema NaNose é capaz de detectar a presença de tumores benignos e malignos. Agora, a empresa se prepara para lançar a tecnologia para smartphones. Chamado de SniffPhone, o sensor sensível ao cheiro será utilizado especificamente para a detecção de câncer gástrico e de pulmão.
O SniffPhone foi concebido para identificar os gases na boca do usuário utilizando um analisador de hálito. Depois, o aparelho lê as informações e envia para o aplicativo que, em seguida, passa para a equipe especializada. Mais barato e prático do que as soluções atuais, o sensor poderá ser levado para qualquer lugar e usado em qualquer circunstância, inclusive em áreas rurais em desenvolvimento.
O projeto está sendo financiado pela Comissão Europeia, e seus desenvolvedores incluem universidades e institutos de pesquisa da Alemanha, Áustria, Finlândia, Irlanda e Letónia. Atualmente, a única maneira de detectar câncer de pulmão é através de um extenso processo que envolve exames de sangue, biópsias, tomografia computadorizada, ultra-som, testes e outros procedimentos - e, mesmo assim, a detecção é difícil. A principal meta da tecnologia é reverter essa situação, permitindo um diagnóstico imediato e precoce do câncer, de forma precisa e não invasiva.
Fonte: SniffPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário